quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mitos e Verdades sobre seus cabelos








Confira quais são os mitos e as verdades sobre os cabelos e cuide bem dos seus fios!


1. Lavar os cabelos diariamente aumenta a queda.
MITO. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que já estão em fase de queda. Vale lembrar que existem fases em que o cabelo cai mais e em outras menos, que integram o processo natural de renovação capilar.

2. Cortar regularmente evita queda.

MITO. O cabelo curto modifica o visual, mas não influi na queda. Os fios são um pouco mais grossos na base, perto da raiz, do que na ponta, o que pode deixar o cabelo mais volumoso, temporariamente, depois do corte. Se a pessoa está preocupada com o processo de queda, deve procurar um dermatologista para diagnóstico e, se necessário, definir um tratamento.

3. A água do mar é boa para os cabelos oleosos.
VERDADE. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol, ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.

4. Se o fio branco for arrancando, o outro nascerá com a cor natural.
MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor aos fios. Em geral, a presença de cabelos brancos é uma condição geneticamente determinada.

5. O cabelo cresce mais rápido no verão.
VERDADE. O sol estimula alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina. Dessa forma, o bulbo capilar "trabalha" mais, o que acelera o crescimento dos fios.

6. O excesso de testosterona, hormônio masculino, tem relação com a perda de cabelo.

MITO. A perda de cabelo não é desencadeada pelo aumento na produção de hormônios masculinos.

7. Cortar o cabelo na lua cheia acelera o crescimento.

MITO. As fases da lua não estimulam o crescimento capilar. Na verdade, o cabelo é uma pilha de queratina. Tudo o que acontece com ele está na parte interior do couro cabeludo, há três ou quatro milímetros de profundidade. Nosso cabelo nada mais é do que células mortas impregnadas de queratina. Portando, não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.

8. O estresse estimula a queda capilar.
VERDADE. Assim como todo o organismo, o cabelo também sofre com o estresse. Cada pessoa sente e expressa os efeitos do estresse em áreas diferentes do organismo. O estresse contínuo desencadeia o processo de envelhecimento do organismo. Porém, normalmente, a perda de cabelo por conta do estresse não é definitiva e ele voltará a crescer normalmente.

9. Dormir com o cabelo molhado facilita a queda de cabelo.
VERDADE. A umidade dos fios facilita a proliferação de fungos e conseqüentemente, a queda de cabelos.

10. Usar bonés e prender o cabelo pode agravar a queda.
EM TERMOS. Se usado com o cabelo úmido pode aumentar a proliferação de fungos, com a dermatite seborreica e finalmente agravar a queda. Usado com parcimônia, sem estar apertado e cabelos secos, não há problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário