quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Confira os cuidados com a contaminação nos salões de beleza

Manter-se saudável é tão importante quanto cuidar da aparência. Veja os cuidados que você precisa tomar para evitar as contaminações nos salões de beleza.




Que mulher que não gosta de estar sempre com as unhas das mãos e dos pés bem feitas e cuidadas? Passar um tempinho nos salões de beleza pode ser ótimo e relaxante, mas o que muitas pessoas não sabem é que eles são um ambiente propício para a contaminação por vírus, bactérias e fungos.

De acordo com Eliandre Costa Palermo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica - SBCD, se as medidas de higiene do local não estiverem sendo cumpridas, pode haver transmissão de muitas doenças, como o vírus da hepatite C. "Os instrumentos de transmissão mais críticos são os que podem se contaminar com sangue, como é o caso dos alicates e espátulas de manicure. Mas outros utensílios como os palitos de madeira, lixas e até mesmo as bacias, também podem transmitir vírus, bactérias, verrugas e micoses", explica a médica.

A dermatologista alerta ainda que, nos procedimentos de depilação, as ceras, de maneira nenhuma podem ser reaproveitadas, isso porque elas são um veículo de contaminação da pele.

Como manter-se saudável é tão importante quanto cuidar da aparência, aliar cuidados com a higiene no salão de beleza é fundamental. Veja as dicas da especialista e saiba como evitar as contaminações.

- O salão deve possuir autoclave, um aparelho usado para a esterilização dos objetos que tem contato com as unhas e pele. A estufa não adianta, esse é um método antigo e muito defícil de conseguir assegurar a esterilização adequada. Não tenha vergonha de perguntar, a sua saúde vale mais;

- Observe se os instrumentos estão embalados individualmente num envelope com um lado plástico e outro papel, lacrado e com data da esterilização. Não existe material esterilizado em autoclave que venha solto ou em caixa de metal fechada, isso não passou em autoclave e sim por estufa;

- Materiais como escovas, pentes e outros devem estar sempre limpos, assim como cadeiras e piso;

- Analise a aparência do funcionário, vestimenta, avental, luva, porque a assepsia do salão e do profissional irá refletir na higiene dos procedimentos;

- Observe se na área de depilação, a profissional usa lençóis descartáveis e se a cera é descartada;

- Observe se a cada novo cliente, o salão usa uma nova toalha ou capa descartável;

- Leve de casa os seus próprios utensílios, alicates, lixas e palitos.
Agora que você já está por dentro dos cuidados que devem ser tomados quando for ao salão de beleza, previna-se e denuncie estabelecimentos inadequados.
Fonte: Avon

Nenhum comentário:

Postar um comentário